segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como se livrar de pessoas maléficas e de seu veneno

Monica Buonfiglio

A escritora Lillian Glass, em seu livro Pessoas Maléficas, explica que um indivíduo venenoso afeta qualquer área de nosso bem-estar. De modo geral, é grosseira e insensível à dor do próximo. Seus comentários ecoam na mente das vítimas feridas e chegam a mutilar a psique para sempre. Sugam a energia como um vampiro; isso acontece tanto nos contatos físicos como através da comunicação virtual, como sites de relacionamento.



Você até pode se autoenganar e dizer que isto não o afeta, porém, os sintomas variam desde dor de cabeça, náusea, febre, irritação na garganta, comichões na pele e até falta de ar. Alguns enfrentam letargia e depressão.

Por que existe este tipo de pessoa?
As razões são diversas: por ter um dia péssimo, não suportá-lo, por ciúmes, para se sentir melhor ou por ser ignorante. Quem recebe o golpe se sente ferido e o melhor é colocar a pessoa no seu devido lugar. Se ela não tem consciência do sentimento dos outros e fala o que vem à mente, sem censura, não é possível simplesmente abaixar a cabeça e aceitar as ofensas. A típica frase venenosa é quando, depois de um comentário bizarro, ela se apressa em desmenti-lo jurando que "estava apenas brincando"; só que o estrago foi feito e quem ouviu se sentiu esmagado por um rolo compressor.


Quem é venenoso revela o que realmente pensa e reflete a enfermidade moral de um indivíduo. Portanto, não se iluda: ela não vai mudar, e o melhor a fazer é se afastar. A lição mais importante é não ser sentimental quando alguém joga você para baixo, pois ela tentará destruí-lo, arrasando sua autoestima, dignidade e envenenando sua essência. Essa pessoa não é solidaria, mas ciumenta, invejosa e se mostrará hostil cada vez que se sair bem em alguma coisa.

Como se livrar delas?

Você pode ser maravilhoso, mas se estiver perto de alguém tóxico se transformará em uma pessoa que nem mesmo você conseguirá reconhecer, pois ela traz à tona o que há de pior em sua essência fazendo com que aja de modo tão negativo que mais tarde terá vergonha das suas próprias ações.


Às vezes, a pessoa precisa saber o quanto é agressiva e isso tem que ser feito de imediato, ou seja, fazendo com que experimente a horrível sensação de ser maltratado. Aprendemos desde cedo que não é de bom-tom ficar zangado ou brigar, mas às vezes somos obrigados a isso, porque é a única maneira de se desligar de algo ou alguém. Tire de dentro de si as emoções que o une a este individuo e não se preocupe mais com o que acontece na vida dele. Você não tem obrigação de ajudar alguém que é descortês o tempo inteiro.

Sempre existirão pessoas venenosas no mundo, mas você tem a opção de desligar-se delas. Diga "não" à inveja, ao ciúme, ao ódio e não aceite ser vitima de ninguém e sim, ser uma pessoa vencedora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO !

Related Posts with Thumbnails