Por Dean Goodman
AGÊNCIA REUTERS
LOS ANGELES, 30 de janeiro (Reuters) - O cantor Michael Jackson ganhou outra homenagem póstuma no sábado, juntando-se a seis outros músicos, entre eles Leonard Cohen e Loretta Lynn, que receberam um Grammy pela obra que realizaram durante a vida.
A família do popstar, que raramente perde oportunidades como essa, não foi à cerimônia, apesar das especulações de que um dos seus filhos receberia a estatueta.
Foi Frank DiLeo, ex-agente de Jackson, quem esteve presente. Ele descreveu o cantor como "um cara engraçado, de um senso de humor como poucos."
Jackson, que morreu no ano passado aos 50 anos, ganhou durante a vida 13 Grammys.
Na cerimônia, outro homenageado, Cohen, 75 anos, lembrou que não havia conquistado um Grammy por nenhum dos seus discos.
"Estamos nos aproximamos da linha de chegada, e eu nunca poderia pesar que ganharia um Grammy," afirmou ele.
Loretta Lynn não compareceu ao evento porque o irmão estava doente.
glitter-graphics.com
Prémios Grammy são atribuídos esta noite
Os prémios de música Grammy, os mais importantes da indústria discográfica, são atribuídos esta noite em Los Angeles, Califórnia, numa edição que poderá distinguir Maria João Pires.
A pianista portuguesa está nomeada na categoria de melhor interpretação a solo com o duplo álbum que lançou em 2008 pela Deutsche Grammophon, com obras que Chopin compôs nos últimos anos de vida.
Os prémios Grammy distinguem artistas de vários géneros musicais, em mais de uma centena de categorias, mas as atenções recaem quase sempre no pop rock.
Para esta edição, a favorita é a cantora norte-americana Beyoncé, que segue na frente com dez nomeações, com o disco "I Am... Sasha Fierce", entre os quais álbum do ano, melhor álbum de r&b e melhor canção, com o tema "Single ladies".
Beyoncé Knowles conta já com sete prémios e nove nomeações em edições anteriores.
Além de "I Am... Sasha Fierce", na categoria de álbum do ano estão nomeados "The E.N.D", dos Black Eyed Peas, "The Fame", de Lady Gaga, "Big whiskey and the groogrux king", da Dave Matthews Band, e "Fearless", de Taylor Swift.
Na categoria de melhor artista pop feminina dominam as cantoras norte-americanas (Beyoncé, Pink, Katy Perry, Taylor Swift) contra a britânica Adele.
Entre os homens, estão nomeados John Legend, Maxwell, Seal, Jason Mraz e o veterano Stevie Wonder.
Os U2 ("No line on the horizon"), os AC/DC ("Black ice"), Eric Clapton e Steve Winwood ("Live from Madison Square Garden"), os Green Day ("21st Century Brakdown") e Dave Matthews Band ("Big Whiskey And The Groogrux King") competem para o Grammy de melhor álbum rock.
Na cerimónia será ainda prestada homenagem a Michael Jackson, que morreu no verão passado, com a atribuição de um Grammy de carreira.
A receber o prémio estarão dois dos filhos de Michael Jackson, Price Michael e Paris.
No tributo será projectado ainda um curto filme em 3D que Michael Jackson fez para o tema "Earth Song" e que deveria ter sido incluído nos espetáculos que teve agendados para Julho passado, em Londres.
Durante a cerimónia são esperadas ainda as actuações ao vivo de Beyoncé, Black Eyed Peas, Bon Jovi, Lady Gaga, Taylor Swift e Zac Brown Band.